Entrevista com o Prefeito Antônio Jorge

PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA



O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica Municipal, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar do ensino básico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e TOPA.
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos territórios definidos segundo a área de abrangência das Equipes Saúde da Família, ou seja, cada escola estará vinculada a uma unidade de saúde mais próxima. Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância o efetivo envolvimento da comunidade escolar.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi descrito por cinco componentes: sendo inicialmente realizadas nas escolas a avaliação das Condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública, com coleta de dados antropométricos, ações de Promoção da Saúde e atividades de Prevenção, com realização de Palestras sobre hábitos alimentares com equipe de nutricionistas visando debater acerca de alimentação saudável.
Na etapa atual, pretende-se a Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens acerca dos serviços públicos de saúde com ênfase no consumo abusivo de álcool e outras drogas que tem crescido a cada dia mais entre as crianças e adolescentes, muitas vezes, se tornando um caminho sem volta, uma vez que a Escola é um cenário em que a criança /adolescente passa um tempo razoável do seu dia.  Quando a saúde entra na escola busca-se transformações compartilhadas com todos envolvidos no ambiente escolar. Na perspectiva da intersetorialidade e promoção da saúde procura-se dialogar com todos, ou seja, discentes, docentes, funcionários, gestores e famílias, reflete-se sobre assuntos sérios que perpassam a escola assim é fundamental para que ocorra, no mínimo, a sensibilização desses atores quanto à negatividade e os malefícios do uso abusivo do álcool e outras drogas.
Fonte: Manual PSE – Ministério da Saúde
Márcia Varjão
Enfermeira
Especialista em Saúde Pública
Deus é bom e sua Misericórdia dura para sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário